Cadastre agora o seu currículo e tenha acesso as melhores vagas.

Acessar o Painel

Cadastre sua empresa e ganhe tempo em seus processos seletivos.

Acessar o Painel

Busca Rápida

Apoio ao candidato

Conseguir um bom emprego hoje em dia é extremamente difícil, muitas vezes a maioria das pessoas não é nem chamada para a entrevista de emprego. E é disso que vamos falar neste artigo que você está lendo.

Existem dois fatores básicos que vão fazer que você seja chamado para o resto do processo seletivo ou não, o conteúdo de seu currículo e a apresentação do currículo.


Conteúdo

Quanto ao conteúdo, se refere ao seu nível de empregabilidade, estudo, cursos, experiências profissionais anteriores e conhecimento em informática e línguas. E também a maneira de escrever esse conteúdo em relação a vaga de emprego que você está buscando.

O nível de empregabilidade é importante e pode ser melhorado a baixo custo, ao contrário do que muitas pessoas pensam e você verá em um dos itens deste artigo.
Apresentação do Currículo

Esse é um ponto chave para ser chamado e que a maioria das pessoas não dá atenção. Normalmente se pega um modelo de currículo na internet ou usa qualquer formatação do Word e escreve o conteúdo. Porém um currículo mal apresentado, mal escrito, com as informações erradas colocará tudo a perder em 90% dos casos.


Veja alguns passos para melhorar seu currículo, tanto o conteúdo, quanto a apresentação:

 

Escrever o conteúdo baseado na vaga de emprego.

A primeira dica para melhorar o conteúdo de seu currículo e a apresentação deste conteúdo é básica para ter um currículo eficiente. Você deve escrever o currículo baseado em cada vaga, enviar um currículo customizado faz enorme diferença no resultado final.

Você deve:
- Focar nas experiências similares as pedidas na descrição da vaga.
- Dar mais destaque a experiências e cursos relacionados.
- Usar palavras que aprecem na descrição da vaga.

 

Mostre resultados alcançados em suas experiências anteriores e projetos extracurriculares

Outro fato simples para melhorar o seu currículo é demonstrar sua capacidade de trazer resultados a empresa. É muito comum apenas colocar cursos, projetos e experiências profissionais, porém poucos, colocam os resultados alcançados em tais tarefas.

Uma vez que você exponha seus resultados você fica um passo a frente de seus concorrentes na busca pela vaga. Além disso, você instiga a curiosidade do selecionador fazendo com que ele queira te chamar para a entrevista pessoalmente.

Exemplos:
- Aumento nas vendas da loja em 15%
- Redução de custos em aproximadamente 10%
- Aumento do tempo até a próxima manutenção.

 

Faça cursos online pagos e grátis.       

Como foi visto anteriormente, é necessário ter um bom conteúdo em seu currículo, a maioria das pessoas não têm, isso é um fato. Para melhorar o conteúdo de seu currículo faça cursos extras melhorando seus conhecimentos gerais, de informática e línguas.

Muitas pessoas alegam não ter dinheiro para fazer cursos, porém com a evolução da internet, talvez essa não seja a realidade atual. Existem cursos grátis na internet para aprender diversas técnicas, conhecimentos de mercados específicos, línguas e principalmente os sofreares básicos.

Além dos cursos gratis, existem cursos extremamente baratos que podem ser fetos pela internet.

 

Use uma formatação bonita em seu currículo

Este é um dos principais pontos quando o assunto é a apresentação de seu currículo. Uma formatação limpa, com os pontos certos em destaque facilita a leitura do selecionador.

Com a leitura facilitada, em um primeiro momento ele terá uma boa experiência ao ler o seu currículo, isso fará com que ele tenha uma boa lembrança logo de cara. Outro ponto é que ele conseguirá ver as informações mais importantes e irá prestar mais atenção nelas, pessoas que administram processo seletivo têm pouco tempo e por isso um currículo mal apresentado e confuso pode se quer ter a atenção devida.

Ninguém precisa ser especialista em formatação de currículos, abaixo temos 3 modelos de currículos com uma boa formatação para que você não tenha dificuldades em fazer o seu currículo.

 

Seja direto e corte os excessos

A última dica está relacionada a a apresentação de seu conteúdo e a dica anterior, corte os excessos, um currículo grande e cheio de texto não fará você ser selecionado. Muito conteúdo ruim será apenas perda de tempo, sua e do selecionador.

Os excessos podem até te prejudicar apagando as partes que realmente interessam do currículo, a leitura do currículo é rápida, por isso sem excessos.

Se tal curso, experiência ou projeto não é relevante para a vaga, tire do currículo. O ideal é um currículo de até uma página, mais do que uma página apenas para currículos e funções que exijam muitas informações.

Esses foram apenas alguns passos para melhorar seu currículo.


Compartilhe com seus amigos